Crocante de chocolate com framboesas

No Domingo tivemos visitas para o almoço e, assim que vi a capa da Bimby, momentos de partilha deste mês, ficou decidida qual seria a sobremesa: Crocante de chocolate com framboesas. Apesar de ter seguido a receita à risca, a parte do suspiro não saiu lá muito bem, mas deu para aproveitar a camada de cima que tinha ficado crocante. Acrescentei ainda algumas nozes partidas em pedaços pequenos para compensar a menor quantidade de crocante e, por cima do chantilly, achei que ficaria bem adicionar um molho de chocolate (derreti um pouco de chocolate de culinária com natas) e depois as raspas de chocolate e as framboesas. Estava com receio que não tivesse ficado suficientemente bom, mas enganei-me. Comeu-se tudo e mais houvesse. Estava mesmo muito bom, nada enjoativo e bem fresco.
Ingredientes:
150 gr de açúcar
30 gr de chocolate para culinária
chocolate de culinária qb para fazer as raspas de chocolate
3 claras de ovo
1 pitada de sal
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de cacau em pó
400 ml de natas para bater bem fresca
125 gr de framboesas

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 120ºC.
Pulverizar o açúcar (10 seg., vel. 9) e reservar.
Ralar as 30 gr de chocolate (5 seg., vel. 9) e reservar.
Lavar e secar bem o copo, colocar a borboleta, deitar as claras e o sal e programar 1 1/2 m na vel. 3. Com a bimby a trabalhar na vel. 3, adicionar lentamente, através do bocal da tampa, o açúcar em pó.
Retirar o copo da base, adicionar às claras batidas em castelo o sumo de limão, o cacau e o chocolate reservado e envolver delicadamente com uma vara de arames.
Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 120ºC durante uma hora. Depois, reduzir a temperatura do forno para os 60ºC e deixar cozer durante mais uma hora. Desligar o forno e, sem abrir, deixar arrefecer completamente.
Lavar e limpar bem o copo, colocar a borboleta e bater as natas (2 min., vel. 3) até que fiquem bem cremosas.
Depois de frio, partir o suspiro em pedaços e colocar nas taças. Aqui juntei também algumas nozes partidas em pedaços pequenos. Cobrir com as natas batidas e depois deixar cair alguns fios de molho de chocolate. Decorar com as framboesas e com as raspas de chocolate. Deu para 6 taças.
Levar ao frio até servir.

Comentários